terça-feira, 24 de junho de 2008

Efeito Estufa

O que é ?
Na atmosfera terrestre estão presentes alguns gases- como gás carbônico, vapor de água e metano - que atuam, em escala global , como se fossem o telhado de uma gigantesca estufa. Parte da energia proveniente do Sol fica '' aprisionada '' na Terra, fazendo com que a temperatura do planeta seja superior áquela qe seria esperada. Esse processo, que contribui para o aquecimento da Terra, é denominado Efeito Estufa .
Se naum existisse o efeito estufa, a temperatura média em todo o planeta seria significativamente mais baixa. Praticamente toda a água estaria congelada e seria muito dificil existir vida tal como a conhecemos. Então ,se naum houvesse efeito estufa na escala em atualmente ocorre , póssivelmente naum haveria vida na Terrra.

A inrradiação térmica no cotidiano
Além do calor irradiado pelo Sol, vários outros exemplos cotidianos estão ralacionados com a irradiação térmica.
O calor de uma fogueira ou de uma lareira chega a uma pessoa por meio de irradiação .Os alimentos assam nos fornos convecionais por causa do calor irradiado pela chama .As lâmpadas incandescecentes comuns, além de emitirem a luz visível, inrradiam quantidade consideravel de calor infravermelho. Em granjas , os pintinhos são mantidos aquecidos por meio de lâmpadas que permanecem acessas dia e noite .


Nenhum comentário: